Menu

Inteligência Financeira (Parte III)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Dicas para viver uma vida próspera

Pague dívidas antigas e evite endividar-se

Faça seu planejamento de forma a evitar endividar-se!

Citei em momento anterior que nós precisamos saber efetivamente viver com o que ganhamos. Não podemos gastar mais do que nossos rendimentos. Os conselhos bíblicos são pertinentes: “saiba viver bem em qualquer situação” (Fp 4.11). Não podemos ser como o filho pródigo da parábola de Lucas 15. Na narrativa, ele recebe um bom dinheiro de herança, mas, acostumado a viver com outros administrando seus recursos, tendo alguém que sempre supria o que precisava, não aprendeu a ter controle sobre o dinheiro. Tudo que recebeu, gastou, e quando não tinha mais, se viu só, sem ter nada, endividado.

Precisamos agir bem e com sabedoria em todos os momentos de nossa vida: se temos fartura, vivamos adequadamente esse momento, sabendo que pode ser que um dia venha a escassez, e então saber lidar com qualquer momento (Fp 4.12).

Tudo na vida tem o momento certo de se fazer: a Bíblia diz que há tempo para todo o propósito debaixo dos céus (Ec 3.1-8), então viva cada momento de acordo com suas posses. Se possível, invista bem, para evitar ser surpreendido com eventuais problemas. E, acima de tudo, precisamos ser gratos por tudo o que Deus nos tem dado (1 Ts 5:18).

Não peça dinheiro emprestado para comprar coisas que se desvalorizam!

Pare de pedir dinheiro emprestado para coisas que se desvalorizam (aparelhos, móveis, automóveis, etc.). Cuidado com a depreciação do bem adquirido. Veja o que diz Provérbios 22:7: “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta.”

Compre sempre à vista:

Romanos 13:7-8 – “a ninguém devais coisa alguma”.

Tenha muita cautela em ser fiador de alguém:

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” Hebreus 13.5;

 Provérbios 22:26-27 diz: “Não estejas entre os que se comprometem que ficam por fiadores de dívidas.

COMEÇAR A AGIR É CHAVE PARA MUDANÇA DE VIDA

Resista às compras por impulso. Planeje sua vida financeira, estabelecendo orçamentos realistas e… cumpra-os!  Cuidado para não comprar por impulso.

Não crie dívidas comprando coisas sem necessidade. Teve uma vez que presenciei alguém que comprou por ato profético, veja o absurdo: o Pregador disse no final de sua mensagem que havia pessoas ali que Deus estava entregando vitórias, dando chaves de carro, etc. O ouvinte, um amigo meu, disse: “é para mim. Se Deus falou ele garante”. Foi até a concessionária, mesmo já possuindo um automóvel (mas não era do ano), comprou um novo. Ficou com dois carros, sendo que só ele dirigia em sua casa. Não demorou um ano, teve em sua casa busca e apreensão do veículo.

Aprendendo para evitar os mesmos erros do passado.

Aprenda com seus próprios erros e também com o de outras pessoas e evite cometê-los. Se você não cuida das finanças, fica escravo delas: II Reis 4:1-7

Precisamos ser orientados para não cairmos no mesmo do marido da viúva, narrado no cap. 4 de II Reis.  

Aprender a viver com o que tem: II Reis 4: 7. Vejam o que o passagem diz:

Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.

Viram isso? “Agora vão e vendam, paguem sua dívida e vivam do resto!”. Entendemos que quando agimos com justiça e seriedade, a recompensa vem e compreendemos que até o que sobra da benção de Deus para nós é algo que permanece para a vida toda.

Fazendo uma autoanálise: sua vida financeira transmite tranquilidade? Alegria? Segurança? Ou você se sente à beira do abismo financeiro?

Seja inteligente

Comece hoje a mudança. Não importando onde você está – pense no sucesso, na inteligência financeira como um processo. Você precisa dar o primeiro passo, ter atitudes que possam ajudá-lo a construir um novo momento.

Ame você, seja seu amigo – nunca se coloque como menos, incapacitado. Não pratique a auto sabotagem enterrando seus projetos.

Aprenda a dizer não – não se coloque em dívida por causa dos outros. Alguém que te pede dinheiro, cartão de crédito emprestado, não se preocupa em como vai ser sua reação ou em perder sua amizade. Então também não tenha medo de dizer não, por causa de como a pessoa vai reagir com a sua negativa.

Invista em você

Ame você, empreenda no que te faz feliz e pode te levar ao sucesso. A inteligência Financeira indica o caminho. Planeje, organize-se, evite dívidas, invista para seu futuro.

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

A ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não

Leia mais