Menu

Natal, Um Sinal de Salvação

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Será que de fato as pessoas entendem o que é o Natal?

A sociedade em geral caminha ano após ano comemorando aquilo que muitos teimam em chamar de “natal”.  Mas que natal é esse? Natal onde o intuito é somente consumir, passar uma mensagem que não é vivida nos lares, nas famílias e nos lugares de convívio com o próximo ou simplesmente uma data onde pessoas manifestam um determinado remorso por aquilo que elas fizeram ou deixaram de fazer, dizendo ser um momento de perdoar, de refazer alianças com pessoas que estavam distantes e de iniciar um novo tempo em suas vidas; Tempo este que nunca vem.

O dia 25 de dezembro obviamente não é uma data categórica e atestada acerca do nascimento de Jesus Cristo, mas nós entendemos que não existe nenhuma inviabilidade bíblica para nós celebrarmos o nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na verdade, esse evento – o nascimento de Jesus –  é digno de celebração contínua,  porque possui uma representatividade, não somente para nós enquanto cristãos, mas para humanidade, pois é o sinal de salvação para o homem pecador: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19.10

A maneira automatizada que vivemos dispersa o entendimento sobre o verdadeiro Natal, o real significado daquilo que Deus planejou e cumpriu. Através da Bíblia não é difícil entender que o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo representa um sinal de salvação, um sinal de que Deus proveu para humanidade um resgate e a remissão dos nossos pecados. Por isso, Deus se apresenta ao ser humano de maneira encarnada através do nascimento de Jesus de Cristo, dando um sinal demonstrativo do seu amor, o amor que nos alcança no tempo presente, mas que também figura na eternidade. O nosso Deus é eterno e é a máxima expressão do amor, logo o seu amor também é eterno. (cf. 1 Jo 4.8) Aleluia!

Esse sinal que Deus nos deu foi predito pelos profetas, aqueles que chamamos de profetas messiânicos, como por exemplo o profeta Isaías, que de maneira extensiva anunciou e também demonstrou a maneira como o nosso Deus se revelaria e daria esse sinal do nascimento de Jesus:

Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7.14

A profecia de Isaías se cumpriu plenamente:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Mateus 1:18-20

Deus não somente anunciou por intermédio de Isaías que haveria o nascimento de Jesus, mas também anunciou que um sinal seria dado, demonstrando seu anseio em comunicar-se com a humanidade acerca da sua realização. Em Sua soberania Deus não tem necessidade de anunciar qualquer de seus feitos ao homem, mas entendemos que tudo aquilo que Deus quer compartilhar conosco é porque Ele deseja tornar claro ao nosso entendimento, dando relevância a sua obra para sua criação. Ele se comunicou e deu um sinal sobre o nascimento do Salvador, mas acima de tudo Ele velou em cumprir Sua Palavra!

Deus fala, Deus cumpre e Deus testifica:

E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco). Mateus 1:21-23 (grifos nossos)

O sinal de que o nascimento de Jesus representa a concessão de salvação é que Ele enviou o seu próprio filho em sacrifício (cf. Jo 3.16), para pagar com alto preço a dívida que tínhamos e que era impagável com nossas próprias obras ou pelo nosso próprio mérito (cf. Ef 2.8,9). O nascimento de Jesus é o sinal da salvação e sua morte e ressurreição representam o nosso próprio nascimento como novas criaturas, que agora podem viver o esplendor das promessas divinas. Foi por todos nós que o Cristo nasceu como sinal de salvação. (cf. 2 Co 5.15-17)

Desta forma, o verdadeiro Natal deve ser motivo de celebração, adoração e júbilo ao Senhor. Quando o sinal de salvação é notado nesta terra devemos dar graças e nos alegrar! Fazer valer o que verdadeiramente significa o Natal, assim como fizeram os magos do oriente:


E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. Mateus 2.10

O profeta Zacarias anunciou que a vinda do Rei dos reis era motivo de regozijo, e que esta vinda não necessariamente seria com esplendor, mas como um manifesto de humildade (cf. Fp 2.5-8). Um rei montado em um jumentinho, que havia nascido em uma manjedoura, agora ao entrar de maneira triunfal em Jerusalém declara ser o Messias e o Salvador!

(…) eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.. Zacarias 9.9
Alegre-se muito! (cf. Zc 9.9a NVI), Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9.6
 

Natal significa nascimento!

Nascimento significa esperança!

Esperança significa confiar!

Confie em Jesus, Ele é a nossa esperança!

Ele é o verdadeiro Natal e o Natal é um sinal de salvação!

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

O grande amor de Deus

O que você seria capaz de fazer por alguém que você amasse? O que faria por um familiar ou amigo? Certamente, estaria disposto a fazer

Leia mais