Menu

Cultivando a coragem  

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Esteja certo de que não há como enfrentar leões, ursos e gigantes se você não tiver coragem. Guarde bem isso. Não se enfrenta leão, urso e gigante sem coragem. Eu tenho citado e repetido uma definição de coragem para você entender. Coragem é o domínio do medo, a resistência ao medo, mas não a ausência de medo. Tem gente que pensa que o corajoso não tem medo. Não. Isto não é verdade. A diferença do corajoso para o medroso, é que o corajoso controla o medo. Já o medroso não controla nem o medo, nem o pavor, que é o medo incontrolável que passa a dominar a sua vida.

Você sabe o que a coragem faz? A coragem lhe dá energia para você utilizar o seu potencial psicológico e físico. Uma pessoa com coragem, mesmo que tenha algum medo, mantém o medo sob domínio. Esse medo sob controle faz com que a pessoa avance, faz com que ela aja, faz com que ela parta para cima do obstáculo. 

Eu sei que há pessoas que gostam de assistir a filmes de suspense; eu não gosto. Mas você quer ver um exemplo de uma pessoa dominada pelo medo que se transforma em pavor, que é o medo incontrolável? Quem já assistiu esse tipo de filme sabe; até parece que é você mesmo que está no filme. A cena mostra uma mulher num estacionamento com a chave do carro na mão, e ela está sendo perseguida por um assassino. A música de suspense sobressai no filme. Então, você diz: “Aí meu Deus, tomara que essa mulher não morra!” Parece até que é você que está no filme. Aí a mulher começa a ficar apavorada, mas como ela está com a chave do carro na mão, consegue abrir a porta e entra. O filme mostra que o assassino está chegando perto, entretanto, ela não está conseguindo colocar a chave na ignição. E, então, você fala: “Ai meu Deus, tomara que essa chave entre na ignição, se não essa mulher vai morrer”. É engraçado o filme de suspense, não é mesmo? Aí a mulher treme, não consegue pôr a chave na ignição e então é morta. 

Você sabe por que ela não conseguiu colocar a chave na ignição, uma coisa que ela já fez inúmeras vezes? Porque ela foi dominada pelo medo, e o medo transformou-se em pavor. O pavor é o contrário da coragem. A coragem dá energia para o seu potencial, ao passo que o pavor neutraliza e inibe o seu potencial. Algo que você normalmente saberia fazer, quando o pavor lhe domina, parece que você desaprendeu, não consegue mais fazer. 

Então eu quero lhe dizer uma coisa: não fique chorando desesperado quando acontecer de o leão, o gigante e o urso atacarem sua vida; nem adianta ficar falando: “O sangue de Jesus tem poder! Ai meu Deus, agora esse bicho vai me comer inteiro. Ah, Senhor, esse gigante é muito grande, é muito alto, e é muito forte! E esse urso, que bicho monstruoso!” Não vai adiantar nada! Você tem que ter coragem! Diga para você mesmo em voz alta: “Se você quer vencer o leão, o urso e o gigante, tenha coragem! 

*Este texto é parte da obra “VENCENDO O LEÃO, O URSO E O GIGANTE  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&product_id=582749769

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

A serpente de Gênesis e seu fóssil

Em no nosso artigo anterior, intitulado “O primeiro homem – Homo Sapiens” escrevemos sobre a origem do primeiro Homo Sapiens e as grandes “coincidências” entre

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Waiting for God’s provision

“ Every good and perfect gift is from above, coming down from the Father of the heavenly lights, who does not change like shifting shadows.”. (James 1:17) 1 Thessalonians

Leia mais