Davi versus Saul.
Davi recebeu um não de Deus no sétimo capítulo do segundo livro de Samuel. Este não foi sobre a construção do templo, pois Davi era um homem sanguinário, e outro da descendência dele, construiria o templo.
Saul recebeu também um não de Deus no capítulo 15 do primeiro livro de Samuel. O não de Deus foi sobre seu Reino, pois como Saul rejeitou a Palavra do Senhor, o Senhor o rejeitou e daria seu reino para outro
Davi, a partir do verso 18, do segundo livro de Samuel, no capítulo sétimo, adora a Deus, mesmo tendo recebido um não. Já Saul, irou-se e tentou matar o novo ungido do Senhor até encontrar a própria morte, e seu reino ser entregue a outro que não era da sua descendência.
Agora vamos comparar fatos que ocorreram após o não que cada um recebeu de Deus:
- Davi venceu várias nações (2 Samuel 9)
- Davi derrotou amonitas e siros ( 2 Samuel 11)
- Davi vence Absalão (2 Samuel 18)
- Davi é o homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13.14)
- Saul é atormentado por Espírito Maligno (1 Samuel 16)
- Saul perde popularidade para Davi (1 Samuel 18)
- Saul mata os homens de Deus (1 Samuel 22)
- Saul perde a guerra para os filisteus (1 Samuel 31)
- Saul perde seu reino (1 Samuel 13.13,14)
Quando não sabemos lidar com o não de Deus em nossa vida, teremos fracassos, frustações, viveremos sem paz e sem a poderosa mão de Deus sobre nossas vidas. Porém, quando entendemos que o que não é bênção é lição, vivemos sob a certeza de que Deus sabe o melhor para nossas vidas e poderemos contar com Ele em todas as situações.