A adolescência é uma fase da vida que todo ser humano passa, e nela ocorrem diversas transformações, que atingem várias áreas: emocional, física, social, comportamental etc. Essas mudanças, quase que repentinas, podem gerar – e muitas das vezes geram – problemas na vida de muitos adolescentes. O sentimento de saudade das coisas da infância toma conta da cabeça, causando uma sensação de luto; o luto da infância morta pelos hormônios e os problemas de “gente grande” que começam a aparecer.
É dito que o adolescente passa por três lutos simbólicos ao decorrer dessa fase: 1. o luto referente a perda do corpo infantil; 2. o luto referente a perda da identidade e papéis infantis; e, o 3. luto referente a perda dos pais da infância. Então, agora vamos falar sobre esses três lutos que todo adolescente passa, e, paralelamente, iremos contextualizá-los com o que Jesus fala conosco sobre cada um deles.
- A perda do corpo infantil
A gente se acostuma com aquele nosso corpinho de criança, e então aparecem os hormônios do crescimento e nos transformam quase que em monstros. Os pelos começam a aparecer, nós começamos a crescer – em alguns casos, até a engordar -, enfim, o nosso corpo muda muito nessa fase. Na adolescência também começam a aparecer alguns indícios mais fortes para a sexualidade, o que envolve também essa área de mudanças do corpo. As descobertas, os desejos e os pensamentos pecaminosos começam a aparecer com muito mais frequência em nosso íntimo, e isso acaba nos gerando questionamentos sobre nós mesmos.
“Será que eu realmente sirvo pra ser cristão?”, “Eu sou horrível, eu só penso em besteira, como Jesus vai me amar assim?”, “Por que eu não sou como o meu amigo? Ele é tão melhor que eu…” Pensamentos como esses são muito comuns. A autocomparação, a baixa autoestima e a autodesvalorização são problemas que vêm acompanhados com esses pensamentos destrutivos, porém a Bíblia tem um recado pra você:
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.”
Salmos 139:13
Entenda! Foi Deus quem te fez, e Ele não criou você para você ficar se comparando com outras pessoas. Você é a coroa da criação. O seu íntimo foi feito por Deus, não deixe que ele seja dominado por pensamentos e questionamentos que espíritos malignos sopram. Deus nunca erra, certo? Então por que você acha que os seus traços são um erro, sendo que foi Deus quem te criou?
Quando nós deixamos o corpo da infância, e um corpo adulto começa a florescer, nós começamos a querer compará-lo com o de outras pessoas, pois a nossa percepção também começa a se desenvolver. No entanto, você precisa entender que Deus deu um corpo para cada um de nós, e o nosso dever é cuidar dele, denor da nossa individualidade, pois ele também é Templo do Espírito Santo. Deus te fez lindo(a), se lembre disso!
2. A perda da identidade e dos papéis infantis
A vida de criança é uma vida boa. Nós podemos fazer o que nos quisermos, pois, por sermos crianças, nossos pais ou responsáveis são mais permissíveis, e em alguns casos, até acham “bonitinha” uma travessura. Neste tempo, nós não possuímos muitas responsabilidades, e se falharmos nas concedidas a nós, as conseqüências são muito amenas. Ser criança é muito confortável. Mas, de repente, a adolescência chega, e é como se nós fôssemos tirados de um sofá aconchegante e colocados numa cadeira de madeira.
Amadurecer é um processo difícil, porém necessário. Todo ser humano precisa passar por isso, pois o mundo exige isso. Deixar as coisas de menino e prosseguir para as coisas de homem é algo que se torna uma cobrança intensa a partir do momento que você se torna adolescente. É um processo cansativo e Jesus Cristo sabe disso. Por isso Ele quer te ajudar.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.”
Mateus 11:28
Peça ajuda a Ele, pois Ele está disposto a te ajudar.
3. A perda dos pais da infância
Aqueles pais amorosos, vistos como super heróis, que praticamente são perfeitos e que, além disso, eram a sua maior referência, começaram a desaparecer e deram lugar a seres humanos comuns, que erram, falam coisas inconvenientes ou que não te agradam e, por você ter crescido, acabam não estando mais tão presentes, pois, afinal, como eles dizem: “Você já está bem grandinho pra se virar sozinho”.
É doloroso sim perder os seus super heróis da vida real. Mas lembre-se que Jesus Cristo se entregou na cruz por amor a você, e Ele nos concedeu a graça de sermos considerados filhos dEle, isso se nós acreditarmos naquilo que Ele nos diz.
Em Salmos 27:10, é dito: “Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá.” Ou seja, mesmo que você se sinta abandonado pelos seus próprios pais, se lembre que Deus nunca te deixará para trás. Ele é bom o tempo todo e tem um amor imensurável pelos seus filhos!
Podemos concluir que a adolescência é uma fase difícil em alguns pontos. Entretanto nunc se esqueça:
“[…]eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10:10
Eu venho aqui te convidar para viver a vida em abundância que Cristo tem para você. Pode ser que você esteja passando por um desses lutos, mas eu quero te dizer que isso vai passar, pois o que Deus tem para você não é sofrimento, nem angústia, Ele tem vida para você, vida em abundância.