Menu

O ânimo que sustenta os filhos de Deus

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando o Senhor tratou do potencial humano de Josué, deu uma ênfase que não é encontrada em outro lugar na Bíblia. Disse para Josué ter bom ânimo (Josué 1.9). Qual é a natureza do ânimo? O ânimo é o agente ativador do ser. É umas das fontes de vigor da alma. É o ânimo que faz a pessoa ser positiva, ter coragem, acreditar na vitória, agir positivamente. 

Existem quatro maneiras para não perdermos o ânimo ou recuperá-lo. A primeira é ter atitude. A atitude diante das situações na vida é determinante para conhecermos o estado de ânimo de alguém. Quantos querem ter ânimo? A sua maneira de ver a vida determinará o seu ânimo. Se você só enxerga desastres, desgraças, derrotas e males, então se prepare para o desânimo. 

Outra maneira de adquirir ânimo é controlar a sua maneira de pensar. Mas como fazer isto? A sua maneira de pensar determina as suas ações. O que domina a sua mente fará você ser quem é. O que tem na sua cabeça que ninguém vê e conhece, só Deus?

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

    (Filipenses 4.8)

Superar o cotidiano, cheio de aflições, é um desafio para o cristão. Aqueles que conseguem dão um salto enorme para manter seu ânimo e não deixar que ele se perca nos estímulos que a sociedade nos oferece sem parar. A sua maneira de pensar, portanto, é o que vai determinar a sua vida. 

Assim como o que você pensa, é importante preocupar-se também com o que ouve. Você perde tempo ouvindo fofoqueiros e pessimistas de plantão? Lembre-se disto: bastaram dez espias para levar dois milhões de pessoas a consumirem-se no deserto (Números 14.1-45). Se você dá ouvidos às pessoas com atitude negativa, acabará se tornando uma pessoa negativa. 

Há muita gente no mundo que está a um passo da vitória, incluindo você, que está lendo a minha mensagem. Por isso, cuidado com quem você dá ouvidos. Porque, dependendo de quem elas realmente são, você pode desviar-se do caminho para a vitória. Estou aqui para lhe dizer que não desanime, pois Deus vai lhe abençoar; uma porta será aberta e a sua vitória chegará. 

Tenha certeza disto: se você tem sonhos e objetivos, eles sempre serão sempre maiores que qualquer tribulação e adversidade. Quando esteve em Antioquia da Psídia, Paulo foi impedido de pregar e expulso da cidade (Atos 13). Em atos 14, quando chegou a Icônio, teve de fugir ou seria morto. Em Listra, ele não conseguiu correr, sendo apedrejado e dado como morto (Atos 14.19,20).

Paulo foi apedrejado porque queriam matá-lo. Contudo, quando percebeu que os discípulos estavam rodeando-o, levantou-se. De pé, fez algo sensacional: “[…] confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14.22).

Não foram os discípulos que animaram Paulo. O objetivo de Paulo era maior que a tribulação e a adversidade. E este é o momento ótimo para lembrar-lhes que, em primeiro lugar, nunca menosprezem os objetivos dos outros; segundo, jamais calculem o seu objetivo fazendo comparações. 

*Este texto é parte da obra “A AÇÃO DE DEUS E AS POTENCIALIDADES HUMANAS  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&path=18_90&product_id=582749249

Publicações Relacionadas

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Aprendendo a alimentar a multidão

A verdadeira fé manifesta-se não apenas no sentir, mas principalmente no obedecer. Enfatizamos que, além da compaixão, nossa obediência é muito apreciada pelo Senhor. Aliás,

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

A condição da obediência

Para termos compaixão genuína e obedecermos eficazmente ao ide do Senhor, precisamos estar em sintonia com Deus, observando os mandamentos e os princípios que Ele

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
André Batalhão

Ovelhas entre lobos

Quando Jesus envia os discípulos em missão, Ele não lhes promete facilidade, mas verdade. Suas palavras são diretas: “Eis que eu os envio como ovelhas

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Dare To Be Different

Are you tired of playing games, wearing masks or trying to be someone other than yourself? If so, wouldn’t you like the freedom to just be accepted for who you are, without the pressure to be someone you really don’t know how to be? Would you like to learn how to embrace your uniqueness and resist the pull to be like everyone else?

Leia mais