Menu

O QUE A ATENÇÃO DE DEUS NOS PROPORCIONA? Salvação, um favor imerecido

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando alguém, pelo seu jeito de ser e de agir, chama a atenção de Deus, fazendo com que Ele o veja de forma diferenciada, especial, uma coisa é certa: Ele lhe manifestará Sua graça, Seu favor, e lhe permitirá ter experiências tremendas com Ele, a fim de que o conheça mais, cultive um relacionamento profundo com Ele e beneficie-se da Sua Lei e da Sua aliança, a qual implica salvação, bênçãos, cuidado, proteção e vitória.

No artigo anterior, falamos de atitudes que podem atrair o olhar diferenciado do Senhor em relação a nós, trazendo a provisão de nossas necessidades emocionais, psicológicas, físicas e materiais e expressando Seu amor, Seu cuidado e Seu favor a nós.

Hoje, vamos concentrar-nos em bênçãos espirituais e eternas, que o nosso Deus bondosamente nos concede, em especial a salvação, a remissão dos nossos pecados, a libertação do jugo de Satanás e do sistema mundano e a vida eterna, uma vez que, como disse Paulo: o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17) e que se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Coríntios 15.17).

Salvação, um favor imerecido

A primeira coisa que o olhar especial de Deus nos proporciona é graça, o favor imerecido dele para conosco, trazendo-nos salvação e todas as bênçãos inerentes.

Atente novamente para o relato em Gênesis 6.5-9b:

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor […] Noé era varão justo e reto em suas gerações…

Sendo Noé varão, justo e reto em suas gerações, chamou a atenção de Deus porque não adotou as mesmas práticas perversas de seus contemporâneos; antes, permaneceu íntegro, e achou graça aos olhos do Senhor.

O que a graça proporcionou a Noé? Conhecimento sobre Deus e sobre o futuro, livramento, proteção, direção e bênçãos.

Os ímpios não temiam a Deus e não sabiam o que Ele ia fazer. Mas a Noé o Senhor revelou que destruiria toda aquela geração perversa. Os ímpios não foram poupados do dilúvio, mas Noé e sua família foram favorecidos pelo Senhor, com Sua aliança, que lhes assegurou um recomeço e o privilégio de ter iniciada uma nova linhagem humana a partir deles.

O que isso tem a ver conosco hoje? A arca que abrigou Noé e sua família do dilúvio e os conduziu a salvo rumo a uma nova vida tipifica Cristo, o nosso Salvador, em quem estamos abrigados do dilúvio do açoite (Isaías 28.15,18), que se abaterá sobre todos aqueles que rejeitaram a salvação oferecida por Deus.

Em 1 Pedro 3.20-22, este apóstolo fala do simbolismo da arca e do dilúvio e, em 2 Pedro 3.1-13, ele compara a geração perversa dos últimos dias à da época de Noé, enfatizando que, assim como esta pereceu pelas águas, aquela perecerá pelo fogo da ira de Deus, que destruirá a terra e seus habitantes, mas novos céus e nova terra, em que habita a justiça, serão destinados aos salvos, conforme a promessa do Senhor aos Seus eleitos.

O Senhor Jesus já havia ensinado a Seus discípulos acerca do fim dos tempos e de Sua volta, alertando-os:

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

Mateus 24.37-39,42

Resta-nos fazer como Noé: crer em Deus, guardar-nos do mal, dar crédito às revelações bíblicas, atentando para a salvação que nos é oferecida por Deus em Cristo e abrigando-nos nele, em quem o Pai nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Efésios 1.3) e deu-nos vida plena e eterna.

Para todos nós que já ouvimos acerca de Jesus e do plano de salvação e já experimentamos alguma manifestação da graça, do favor imerecido de Deus, fica a advertência em Hebreus 2.2-4:

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS? – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

E agora, Jeremias?

A vida de Jeremias me ensina que muitas vezes, por conta do propósito do Céu na vida de alguém, em algum momento ficará evidente que

Leia mais