Menu

Cultivando a coragem  

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Esteja certo de que não há como enfrentar leões, ursos e gigantes se você não tiver coragem. Guarde bem isso. Não se enfrenta leão, urso e gigante sem coragem. Eu tenho citado e repetido uma definição de coragem para você entender. Coragem é o domínio do medo, a resistência ao medo, mas não a ausência de medo. Tem gente que pensa que o corajoso não tem medo. Não. Isto não é verdade. A diferença do corajoso para o medroso, é que o corajoso controla o medo. Já o medroso não controla nem o medo, nem o pavor, que é o medo incontrolável que passa a dominar a sua vida.

Você sabe o que a coragem faz? A coragem lhe dá energia para você utilizar o seu potencial psicológico e físico. Uma pessoa com coragem, mesmo que tenha algum medo, mantém o medo sob domínio. Esse medo sob controle faz com que a pessoa avance, faz com que ela aja, faz com que ela parta para cima do obstáculo. 

Eu sei que há pessoas que gostam de assistir a filmes de suspense; eu não gosto. Mas você quer ver um exemplo de uma pessoa dominada pelo medo que se transforma em pavor, que é o medo incontrolável? Quem já assistiu esse tipo de filme sabe; até parece que é você mesmo que está no filme. A cena mostra uma mulher num estacionamento com a chave do carro na mão, e ela está sendo perseguida por um assassino. A música de suspense sobressai no filme. Então, você diz: “Aí meu Deus, tomara que essa mulher não morra!” Parece até que é você que está no filme. Aí a mulher começa a ficar apavorada, mas como ela está com a chave do carro na mão, consegue abrir a porta e entra. O filme mostra que o assassino está chegando perto, entretanto, ela não está conseguindo colocar a chave na ignição. E, então, você fala: “Ai meu Deus, tomara que essa chave entre na ignição, se não essa mulher vai morrer”. É engraçado o filme de suspense, não é mesmo? Aí a mulher treme, não consegue pôr a chave na ignição e então é morta. 

Você sabe por que ela não conseguiu colocar a chave na ignição, uma coisa que ela já fez inúmeras vezes? Porque ela foi dominada pelo medo, e o medo transformou-se em pavor. O pavor é o contrário da coragem. A coragem dá energia para o seu potencial, ao passo que o pavor neutraliza e inibe o seu potencial. Algo que você normalmente saberia fazer, quando o pavor lhe domina, parece que você desaprendeu, não consegue mais fazer. 

Então eu quero lhe dizer uma coisa: não fique chorando desesperado quando acontecer de o leão, o gigante e o urso atacarem sua vida; nem adianta ficar falando: “O sangue de Jesus tem poder! Ai meu Deus, agora esse bicho vai me comer inteiro. Ah, Senhor, esse gigante é muito grande, é muito alto, e é muito forte! E esse urso, que bicho monstruoso!” Não vai adiantar nada! Você tem que ter coragem! Diga para você mesmo em voz alta: “Se você quer vencer o leão, o urso e o gigante, tenha coragem! 

*Este texto é parte da obra “VENCENDO O LEÃO, O URSO E O GIGANTE  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&product_id=582749769

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Jesus nos Reconciliou com Deus

Quem é Jesus Cristo? Um homem que apenas passou pela Terra para fazer o bem? Um mestre que veio ensinar uma nova doutrina? Simplesmente um

Leia mais
Devocional
Renata Santana

Transformar

Deus deu à borboleta a oportunidade de se transformar… Ela não tem opção, a não ser deixar sua condição de lagarta e adquirir asas. Mas

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Let Go Of What Lies Behind

In Philippians 3:13, the apostle Paul says one thing he really made an effort in doing was “forgetting what lies behind” – letting go of what already has passed. I believe Paul tried fixing earlier mistakes and discovered how complicated and impossible it was to try and do that. There is only one thing we can do with the past – give it to God! When we let Him take our messes and turn them into miracle, God has the ability to use our mistakes for our great good if we trust Him to do so.

Leia mais