Menu

O poder da fé: como pessoas simples podem gerar resultados extraordinários em Deus

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O Livro de Rute nos apresenta uma das mais belas história de amor narradas em todo o Antigo Testamento. Não só isso, também nos apresenta um profundo exemplo de lealdade entre duas pessoas: as viúvas Rute e Noemi, com cujo filho Rute estava casada antes de ele morrer.


O que gostaria de argumentar aqui, contudo, é que embora o Livro de Rute apresente histórias profundas de personagens inspiradores, o grande significado dele não está propriamente na vida de quaisquer dos personagens lá narrados. Na realidade, o grande significado da história do Livro de Rute somente aparece nos últimos capítulos, quando ficamos sabendo que do casamento de Rute com Boaz, nasce Obede e que esta criança vem a ser pai de Jesse e avô de Davi.


Você pode estar-se perguntando: afinal, qual a importância disso? Dois pontos, pelo menos, são muito importantes aqui. O menos importante é o de que Davi, trineto de Rute, foi o melhor rei que Israel já teve. O outro ponto, devo enfatizar, é tão importante que dá a Rute um lugar de destaque na genealogia que lemos no Evangelho de Mateus: Davi é aquele por meio de cuja linhagem Jesus, o Salvador, vem ao mundo. Ou seja, Deus usa Rute como elemento importante para trazer o seu plano de Salvação à Terra.


Devo confessar que o que mais me impressionou mesmo foi quando tive a percepção de que nem Rute, nem quaisquer outros personagens da trama principal do livro em questão, tiveram qualquer conhecimento de que Deus estava trabalhando por meio de suas histórias para alcançar estes resultados tão profundos e significativos. Não só não tiveram conhecimento como provavelmente nem se achassem dignas de fazerem parte de tão nobre plano. Vejam que Rute era uma pessoa simples. Aliás, nem era judia, mas sim, por incrível que pareça, era moabita. Como sabemos, os moabitas, os habitantes de Moabe não eram bem quistos pelo povo de Deus. Então, que características qualificaram Rute para ser usada por Deus como peça tão importante em seu plano? Ora, Rute não teve posses, não teve conhecimento, mas algo a destacou acima de tudo: escolheu genuinamente seguir e obedecer ao Deus verdadeiro.

Aqui é que temos a grande verdade que este livro revela: pessoas simples podem fazer coisas simples que tenham como consequência um resultado extraordinário. Qual é o incrível ensinamento do Livro de Rute, não é mesmo? No livro, aprendemos que nunca devemos menosprezar as coisas simples que Deus nos coloca a fazer, pois elas, graças à misericórdia de Deus, podem salvar o mundo, mesmo que nunca venhamos a ter ciência disso em vida. Aprendemos que também nunca devemos menosprezar os resultados que julgamos pequenos diante do que Deus nos manda fazer, pois Ele quer que façamos com dedicação e excelência o que Ele nos chamou a realizar.


Em resumo, aprendemos que sucesso, da perspectiva de Deus, é definido por obediência ao que Ele nos chamou a fazer, independentemente de quão grande ou pequeno isso possa aparentar para o ser humano. Esses são aprendizados centrais para a vida cristã e, acima de tudo, são um bálsamo para a vida de tantas pessoas que ficam angustiadas quando não entendem que a moeda no Reino de Deus é a obediência. Este entendimento é central para que enchamos nossa vida de propósito e levemos adiante, com alegria e paz no coração, a missão que nos é proposta pelo Senhor.

Publicações Relacionadas

Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

Jesus é Deus! E agora?!

Uma coisa é uma pessoa chegar e dizer que é Deus; outra, bem diferente, é ninguém considerar essa pessoa um doido ou um mentiroso quando

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

O justo é renovado

            Esperar em Deus não é algo vão; implica muitos benefícios.             Enquanto espera no Senhor, o justo trabalha em prol do Reino, cresce espiritualmente

Leia mais