Menu

O justo é renovado

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

            Esperar em Deus não é algo vão; implica muitos benefícios.

            Enquanto espera no Senhor, o justo trabalha em prol do Reino, cresce espiritualmente e é renovado dia após dia por Deus, como vemos em Isaías 40.31: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

            No salmo 84.5,6, está escrito:

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele um fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

            Calebe era assim! Aos 85 anos de idade, ele disse: E ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar (Josué 14.11). Era um homem renovado física e espiritualmente. Tinha muita esperança, acreditava nas promessas de Deus, guardava a Palavra do Senhor, era corajoso, possuía vitalidade.

            Esse homem corajoso e cheio de vitalidade estava pronto para a demanda do momento. Certamente, ele pensava: “Eu vou para a guerra. Posso guerrear. Vou entrar, e vou sair”. Calebe era produtivo e animado mesmo aos 85 anos!

            Alguns supõem que isso foi possível porque a estrutura genética do homem daquela época era outra. Alegam que hoje os alimentos estão deteriorados por vários agentes químicos, que interferem no metabolismo e prejudicam a saúde.

            Existem várias argumentações; entretanto, o fato é que, segundo a Bíblia, Calebe era um homem idoso, mas cheio de fé e de vitalidade. Ele até poderia estar mais conservado do que qualquer outro senhor de 85 anos. Isso é perfeitamente possível. Mas o segredo da força e da vitalidade dele e de outros heróis bíblicos é o mesmo: o Senhor.

O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto louvarei.

Salmo 28.7

Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o SENHOR JEOVÁ é a minha força e o meu cântico e se tornou a minha salvação.

Isaías 12.2

            Agora, pense você. Não importa se em 50, 60, 65, 70 ou 80 anos, pare de achar que todas as coisas devem ser realizadas pelos mais jovens.

            Em Josué 14.6-15, vemos Calebe disposto a ir à guerra e conquistar a terra que o Senhor lhe prometera. Em Josué 15.14-19, vemos que Calebe conquistou Hebrom e desafiou os homens a lutarem por Quiriate-Sefer; o vencedor, poderia se casar com sua filha e ganhar terras como dote. Otniel, sobrinho de Calebe, foi o vencedor. Ele se casou com Acsa, e posteriormente se tornou juiz na terra (Juízes 3.7-11).

            O exemplo de fé deixado por Calebe foi mais precioso para a sua família do que as terras que tomou para os seus descendentes!

            A geração mais antiga deve prover para a geração seguinte não apenas o sustento material, mas acima de tudo o espiritual. Os cristãos mais velhos devem ser exemplos de fé e encorajar a geração mais jovem e confiar no Senhor e a segui-lo de todo coração, como fez Calebe, que inspirou fé em Otniel e em Acsa; como fizeram Lóide e Eunice, a avó e a mãe de Timóteo, que lhe inspiraram uma fé não fingida (2 Timóteo 1.5).

*Este texto é parte da obra “Calebe: uma vida exemplar”. Adquira esta obra integral e muitas outras em: https://loja.editoracentralgospel.com

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Decisões que não podem ser adiadas

Nós somos o resultado de nossas decisões. Planejamentos, sonhos eideais que valem muito, mas o que decidimos é que o determina nosso futuro.Muitas vezes somos

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Renúncia

“Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois

Leia mais