Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:14 diz:

“Como navio mercante, traz alimentos de longe. “

Como a família dessa mulher é privilegiada pelo seu trabalho! Os navios mercantes nessa época iam longe e voltavam carregados de itens valiosos…

A bíblia menciona que Salomão tinha uma frota de navios mercantes.

2 Crônicas 9:21 diz:

“O rei (Salomão) tinha uma frota de navios mercantes que navegavam com os marinheiros enviados por Hirão. Uma vez a cada três anos, as embarcações voltavam trazendo ouro, prata, marfim, macacos e pavões.”

O pequeno reino que era a casa dessa guardiã contava com a presença dessa mulher que, como um navio mercante trazia o que havia de melhor para proporcionar à sua família. Ela não estava fazendo as coisas de qualquer maneira, dando o mínimo de si, mas sim, dedicando-se. Ela não poupa esforços no empreendimento que é a edificação do seu lar.

Ela conhece o poder de sua feminilidade e nutre a sua família,  dedicando-se a essa responsabilidade.

A nutrição foi uma das armas que Jael usou contra Sísera.

Falamos sobre como Débora foi fundamental na guerra contra Jabim, rei de Canaã, cujo exército era liderado por Sísera. Mas Débora não foi a única mulher usada por Deus nessa guerra, porque foi a uma outra mulher que Deus entregou a honra de matar Sísera: Jael.

A Bíblia nos conta que Sísera estava fugindo da batalha, e encontra na casa de Jael um refúgio, porque o marido de Jael tinha paz com o rei de Canaã. Jael viu nisso uma oportunidade e usou sua feminilidade como armas de guerra para deixar Sísera vulnerável.

Se Jael confrontasse Sísera, lutando com ele como um homem, ela não teria chances, afinal, ele era o líder de um exército poderoso.

Porém, o chefe do exército Sísera não tinha defesa diante da feminilidade de Jael.

Ela usou como armas a prontidão para o serviço:

Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. 

Juízes 4:18

O acolhimento : “Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.

A nutrição : lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.

Juízes 4:19

Sísera adormece e ela então, com uma estaca que mantinha sua tenda bem firme no chão, mata Sísera cravando uma estaca em sua testa.

A guardiã que sabe lutar “como uma garota”, luta contra o inimigo, e não com seu marido. Ela sabe o que está fazendo quando acolhe e nutre sua família: ela está guerreando com o inimigo da sua família: Satanás.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

Quando o domingo chega

Não havia como evitar a tragédia da sexta-feira! O Getsêmani, a Cruz, a Coroa, tudo aquilo não poderia ser evitado. Jesus morreu! O que tinham

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Vida com Deus

A vida com Deus é o resultado do amor dEle por nós: Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1 João 4:20 – leia também

Leia mais