Menu

O coxo de Atos 3

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Pedro e João subiam ao templo para orar à hora nona (às 3h da tarde). Os judeus tinham alguns horários nos quais eles oravam no templo e um deles era a hora nona. Por volta desse horário era comum os sacerdotes sacrificarem no templo um cordeiro (sacrifício contínuo (Ex 29; Nm 28.1-8) que profeticamente apontava para Jesus que morreu na cruz por volta da hora nona (Mt 27).

Então, eles se deparam com um homem de mais de 40 anos ( At 4.22), que era colocado ali a fim de pedir esmola. E por que pedia esmola? Era coxo, a palavra coxo significa manco, isto é este homem tinha alguma enfermidade nos pés que o impedia de ficar de pé. Logo ele não poderia trabalhar, restando como opção a mendicância.

Assim, ele avista Pedro e João subindo ao templo e pede um dinheiro. Pedro fixando os olhos nele diz: “eu não tenho ouro nem prata, mas o que eu tenho isto te dou …”.

Pedro falou com tanta fé que ele não esperou a reação do homem, ele o segurou e o levantou e o homem foi instantaneamente curado, pois quando você tá cheio de fé você crê por você por quem está com você.

Eu sempre fiquei admirado com a cura deste homem, até que reparei no processo que levou a cura dele. Então, ao invés de eu me concentrar no sucesso eu passei analisar o processo que conduzia ao sucesso. 

Observe:

Você não vê Deus, um anjo ou um profeta falando com o apóstolo que ele deveria curar o homem. Simplesmente ele decide fazer o que nunca havia feito antes e quando ele toma uma atitude de fé o milagre acontece. Tem coisas que você está esperando em Deus, mas na verdade é Ele que está esperando você agir para reagir a sua fé. Às vezes estamos falando: Deus quando vai ser? E ele tá dizendo tudo o que eu tinha que fazer por você eu já fiz só falta agora você agir por fé para o sobrenatural acontecer! (Ex. leprosos no portão de Samaria 2Rs 7)

A Bíblia diz que Pedro sempre estava no templo (At 2.46) e o coxo era colocado todos os dias no templo. Isto significa que quando ele entrava o coxo estava lá, e quando saia ele estava no mesmo lugar. Isto significa que enquanto você não usa a fé você sai e entra e tua vida permanece no mesmo lugar.

Logo, o que muda a minha vida não é apenas o que aprendo na igreja, mas o que faço com o que aprendi na igreja, evangelho não é teoria é vivência, é prática (Mt 7.25).

Antes do capítulo 3 do livro de Atos 3, no capítulo 2,  temos a descida do Espírito Santo. Que dia o Espírito Santo desceu? Pentecostes, a palavra Pente significa cinquenta, e o Pentecoste era uma festa que ocorria 50 dias após a Páscoa/Primícias, que foi quando Jesus morreu e ressuscitou. 

Uma curiosidade me chama a atenção: quantos anos tinha o coxo? Mais de 40 anos (At 4.22) e Jesus morreu com 33. Logo, este coxo possivelmente viu a Jesus. Jesus disse que ensinava todos os dias no templo (Mt 22.56). Que templo? O mesmo do coxo! Mateus 21.14 nos diz que ele curou os coxos no templo! Que templo? O mesmo em que o coxo pedia esmolas! Se Jesus curou vários coxos no templo, por que não curou este? Porque se Jesus curasse todos, como Pedro iria manifestar a fé?

Muitas vezes Jesus realiza muitos milagres em nossas vidas, mas tem sempre algumas vezes que Ele não resolve. E isso não é porque que Ele não nos ama, mas porque deseja o manifestar da nossa fé!

O que ocorre quando você manifesta a fé?

Sua visão aumenta!

Você enxerga o que não via antes, aquele coxo sempre esteve ali, mas Pedro não notava. Existem coisas que uma vida incrédula tolera, mas a fé manifesta jamais!

Pedro e João fixaram os olhos nele. Eles focaram e viram o coxo pelos olhos da fé

Então, Pedro disse: “olha para nós”…Isso é referência. 

A Bíblia é um livro de referência:

Assim como Enoque é modelo de comunhão

Noé, de justiça

Abraão, de fé

Isaque, de paciência

Jacó, de transformação

José, de sonho e administração

Moisés, de liderança

Josué, de empreendedorismo

Rute, de fidelidade

Davi, de adoração

Ester, de coragem

Elias, de poder

João, de arrependimento

Paulo, de evangelismo

Barnabé, de companheirismo

Timóteo, de discipulado

Maria, de submissão

Jesus, de homem perfeito

Querido, creia: Deus permite a falta de recursos para você usar a fé. Ele permite a falta de recursos para que Ele possa fazer o melhor acontecer. A ausência dos recursos é uma oportunidade para o sobrenatural E o fato de você não ter, não esvazia os recursos Divinos, pois os recursos humanos são finitos e limitados, mas os de Jesus, são infinitos e ilimitados!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Passando pelas adversidades

Você tem enfrentado alguma adversidade, algum problema, nos últimos meses? Não pense que é o único a atravessar tribulações. É um engano imaginar que só

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

I am who I am

In Scripture, a person’s name often means his character or ability, or mission — especially when God gives the name. God changed Abram’s name to

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Nosso viver é Cristo

Acredito que todos nós cristãos, ou pelo menos a maioria, já estudamos, ouvimos ou lemos algo sobre a vida de Paulo. Ele cresceu sendo ensinado

Leia mais