Menu

Respeito

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma discussão e xingam um ao outro de nomes feios.

É normal que haja desentendimentos na vida a dois, tanto no namoro como no casamento. Isso é óbvio. Duas pessoas diferentes, com pais diferentes, temperamentos diferentes e pensamentos diferentes cresceram em casas diferentes e, até ajustarem tudo isso, levará um pouco de tempo e exigirá muita paciência.

Mas o que estou falando é que, quando os desentendimentos acontecem, alguns casais (nesse particular, de namorados) perdem a noção do que falam. Cuidado com o que você fala. Palavras, às vezes, machucam mais que atitudes.

Se você tem costume de desrespeitar verbalmente enquanto namora, no casamento, não vai ser diferente. Você não precisa falar tudo o que vem à boca. “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.” (Provérbios 13:3)

Certo escritor disse que “os gritos começam quando termina a inteligência”. Quando acaba o respeito, é sinal de que o relacionamento está “doente” e corre perigo. Ele perde o brilho, e a relação torna-se um peso. Casais inteligentes preservam esse valor a todo custo. Lembre-se: quem sabe respeitar o próximo constrói confiança e credibilidade.

Além do respeito nas palavras, existem outras áreas (entre tantas) que devem ser observadas e respeitadas, como por exemplo:

1 – Respeite a privacidade: há pessoas que querem saber as senhas do computador, da caixa de mensagens do celular e manterem-se informadas a toda hora de onde o(a) namorado(a) está. Deixe-o(a) viver em paz!

2 – Respeite as amizades: depois que começa a namorar, a outra pessoa não pode conversar, nem sair com mais ninguém. Lembre-se de que a pessoa já tinha amigos antes de começar a namorar você.

3 – Respeite a família: os irmãos, os pais e os parentes.

4 – Respeite as emoções — De repente, o que não tem valor para você tem para ele(a). Então, respeite. Nunca diga que você não dá importância a algo que, para ele(a), tem muito valor.

5 – Respeite a cadência: cada pessoa movimenta-se, fala, age, decide e anda em uma cadência. Nem sempre o casal tem a mesma cadência. Na maioria das vezes, são bem diferentes. É preciso respeitar e adaptar-se.

6 – Respeite a opinião: o fato de o líder sempre dar a última palavra não significa que sua opinião deve prevalecer sempre. Prevalece a opinião mais sensata, a melhor e a mais lucrativa.

O desrespeito brota quando alguém valoriza os próprios desejos acima dos desejos do outro. Em outras palavras, quem desrespeita alguém está tentando impor a sua própria vontade sem levar em conta os sentimentos da outra pessoa.

Respeitar não significa que você tem de concordar com a outra pessoa em tudo, nem significa que você vai fazer tudo o que ela quer, mas, sim, que você importa-se com os sentimentos dela.

Ouça, compreenda e tente resolver a situação. O respeito é bom para quem quer ser feliz.Ore: “Senhor, que eu seja sensível e saiba respeitar meu(minha) namorado(a). Que eu saiba guardar meus lábios. Que eu pense antes de falar e que só fale aquilo que trará edificação e não destruição. Em nome de Jesus, eu oro. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Jesus nos Reconciliou com Deus

Quem é Jesus Cristo? Um homem que apenas passou pela Terra para fazer o bem? Um mestre que veio ensinar uma nova doutrina? Simplesmente um

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

O Homem de Dores

“Só um Deus sofredor pode ajudar”. Dietrich Bonhoeffer Há tempos o homem se inquieta com a reação de Deus ao seu sofrimento. Como um Deus

Leia mais
InterBible
Samuel Martins

Descansar

Na sociedade atual, as coisas estão cada vez mais rápidas; e não digo somente das áreas relacionadas ao trabalho, mas também da vida como um

Leia mais