Menu

Respeito

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma discussão e xingam um ao outro de nomes feios.

É normal que haja desentendimentos na vida a dois, tanto no namoro como no casamento. Isso é óbvio. Duas pessoas diferentes, com pais diferentes, temperamentos diferentes e pensamentos diferentes cresceram em casas diferentes e, até ajustarem tudo isso, levará um pouco de tempo e exigirá muita paciência.

Mas o que estou falando é que, quando os desentendimentos acontecem, alguns casais (nesse particular, de namorados) perdem a noção do que falam. Cuidado com o que você fala. Palavras, às vezes, machucam mais que atitudes.

Se você tem costume de desrespeitar verbalmente enquanto namora, no casamento, não vai ser diferente. Você não precisa falar tudo o que vem à boca. “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.” (Provérbios 13:3)

Certo escritor disse que “os gritos começam quando termina a inteligência”. Quando acaba o respeito, é sinal de que o relacionamento está “doente” e corre perigo. Ele perde o brilho, e a relação torna-se um peso. Casais inteligentes preservam esse valor a todo custo. Lembre-se: quem sabe respeitar o próximo constrói confiança e credibilidade.

Além do respeito nas palavras, existem outras áreas (entre tantas) que devem ser observadas e respeitadas, como por exemplo:

1 – Respeite a privacidade: há pessoas que querem saber as senhas do computador, da caixa de mensagens do celular e manterem-se informadas a toda hora de onde o(a) namorado(a) está. Deixe-o(a) viver em paz!

2 – Respeite as amizades: depois que começa a namorar, a outra pessoa não pode conversar, nem sair com mais ninguém. Lembre-se de que a pessoa já tinha amigos antes de começar a namorar você.

3 – Respeite a família: os irmãos, os pais e os parentes.

4 – Respeite as emoções — De repente, o que não tem valor para você tem para ele(a). Então, respeite. Nunca diga que você não dá importância a algo que, para ele(a), tem muito valor.

5 – Respeite a cadência: cada pessoa movimenta-se, fala, age, decide e anda em uma cadência. Nem sempre o casal tem a mesma cadência. Na maioria das vezes, são bem diferentes. É preciso respeitar e adaptar-se.

6 – Respeite a opinião: o fato de o líder sempre dar a última palavra não significa que sua opinião deve prevalecer sempre. Prevalece a opinião mais sensata, a melhor e a mais lucrativa.

O desrespeito brota quando alguém valoriza os próprios desejos acima dos desejos do outro. Em outras palavras, quem desrespeita alguém está tentando impor a sua própria vontade sem levar em conta os sentimentos da outra pessoa.

Respeitar não significa que você tem de concordar com a outra pessoa em tudo, nem significa que você vai fazer tudo o que ela quer, mas, sim, que você importa-se com os sentimentos dela.

Ouça, compreenda e tente resolver a situação. O respeito é bom para quem quer ser feliz.Ore: “Senhor, que eu seja sensível e saiba respeitar meu(minha) namorado(a). Que eu saiba guardar meus lábios. Que eu pense antes de falar e que só fale aquilo que trará edificação e não destruição. Em nome de Jesus, eu oro. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

A Bíblia e eu

Lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho. Viva e eficaz. O meu prazer de dia e de noite. Martelo que esmiúça a

Leia mais
Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

Jesus é Deus! E agora?!

Uma coisa é uma pessoa chegar e dizer que é Deus; outra, bem diferente, é ninguém considerar essa pessoa um doido ou um mentiroso quando

Leia mais
Teologia
Carlos Queiroz

Jesus, o Messias prometido

        A pessoa de Jesus é vista por muitos historiadores e cientistas da religião da era pós-moderna apenas como uma figura histórica de grande relevância

Leia mais