Menu

O que aprendo com o natal? – Parte 2

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

2ª Lição: Não existem imprevistos para Deus


O Deus que anuncia coisas novas antes que venham à luz (Isaías 42.9):

Depois que Jesus nasceu, alguns sábios vieram do oriente para o conhecer e prestar reverência. Porém, como não sabiam o local exato do nascimento, foram até Jerusalém buscar mais informações (Mt 2.1-2). Para entendermos melhor a lição de hoje, preciso, antes, contextualizar a sua relação com o Antigo Testamento. O Antigo Testamento, que foi escrito antes de Cristo, contém inúmeras profecias sobre ele. Essas profecias foram um testemunho preparado por Deus para que os homens tivessem evidências para receber Jesus, o Filho de Deus. O próprio Cristo citava as predições das escrituras para confirmar a fé dos seus ouvintes (Lc 24.25-27, Jo 5.39,40).

A Bíblia diz:

 “…começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” 

Lc 24.27 ARC

As escrituras do AT previam o seu ministério de milagres (Is 53.4 – Mt 8.16-17), a entrada humilde em Jerusalém (Zc 9.9, Mt 21.1-11), sua rejeição pelos sacerdotes judeus (Sl 118.22,23 – Mt 21.42), sua traição (Sl 41.9 – Jo 13.18-30), a fuga dos discípulos no momento de sua prisão (Zc 13.7 – Mt 26.31), sua crucificação e acontecimentos que ocorreram nela (Sl 22.16 – Lc 23.33 / Sl 22.18 – Jo 19.23-24 / Ex 12.46, Nm 9.12, Sl 34.20 – Jo 19.36 / Zc 12.10 – Jo 19.37), sua ressurreição (Sl 16.8-11, 110.1 – At 2.24-36, 13.34-37) e muitas outras coisas. 

Louvado e exaltado seja o nome do Senhor! Pois Ele é Deus Onisciente. O Senhor é aquele que conhece toda a sua criação no detalhe (Sl 147.4); conhece o homem no íntimo ainda que não lhe diga uma palavra (Sl 139.1-4); e, ao mesmo tempo, conhece o futuro de todas as coisas e as anuncia antes que aconteçam (Is 42.9).

Ele é o Deus que diz:

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” 

Is 46.9,10 ARC

Não existem imprevistos para Deus:

Uma dessas profecias referia-se ao local de nascimento de Cristo (Mq 5.2 – Mt 2.1-6). O Messias iria nascer em Belém da Judéia. Só que Deus escolheu um casal que vivia em Nazaré, não em Belém (Lc 1.26,27). Mas, e então? Como Deus prediz o nascimento do Messias na cidade de Davi (Belém da Judéia), mas escolhe um casal de um vilarejo insignificante, como Nazaré? Como a Palavra do Senhor iria se cumprir? 

Aproximando-se o momento de Maria dar à luz houve um recenseamento no império romano em que todos iam para a sua cidade natal alistarem-se (Lc 2.1-3). Por conta disso José teve que deixar Nazaré da Galiléia e foi até Belém da Judéia. Ele foi com Maria que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, o bebê nasceu (Lc 2.4-7).

O Senhor sabia que o recenseamento os levaria para lá. Sua Palavra se cumpriu como havia anunciado. Para Deus não existem imprevistos. Ele não arranja as coisas às pressas, pois não precisa improvisar. Deus é fiel (2 Tm 2.13) e zela para cumprir sua Palavra (Jr 1.12). Os céus e terras podem passar, mas sua Palavra não passará (Mt 24.35).

Pensando de forma hipotética: se Deus me desse a missão de escolher o casal que daria à luz o Messias; e se eu soubesse que Ele deveria nascer em Belém, eu escolheria um casal de Belém. Porém, o recenseamento poderia, para minha surpresa, obrigar esse casal a sair de Belém justamente no momento do nascimento. Eu não teria condições de prever e nem de ter controle da situação.

Aprendo, portanto, que:

O homem escolhe o provável e, mesmo assim, não pode garantir a certeza; Deus garante a certeza mesmo que escolha o improvável.


O berço do Rei dos reis era uma manjedoura:

Por fim, quero concluir falando um pouco das condições em que Cristo nasceu. O texto bíblico no Evangelho de Lucas diz o seguinte:

“…e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

Lc 2.7 NVI

Cristo ensina com palavras e também com seu exemplo. E isso começa já no seu nascimento. Pois quando vemos o berço do Rei dos reis já aprendemos uma lição que se estende por toda a sua vida. Vejamos:

  1. Quando nasceu seu berço foi uma manjedoura (Lc 2.7);
  2. Quando cumpria seu ministério não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20);
  3. Quando morreu também não tinha onde ser enterrado, pois o túmulo em que foi sepultado não era seu (Mt 27.57-61). (Se bem que não precisaria dele por muito tempo já que em três dias ressuscitaria, mas isso é assunto para outro artigo).

Ora, se Jesus viveu assim, quem sou eu para exigir algo maior? Quando olho a manjedoura não vejo a falta de sorte em não conseguir lugar na hospedaria, mas sim o propósito de Deus em nos ensinar algo. A manjedoura ensina que a condição social não pode determinar a posição de alguém diante de Deus. A manjedoura ensina que “a vida do homem não consiste na quantidade de seus bens” (Lc 12.15). A manjedoura ensina que a Luz dos homens (Jo 8.12) veio ao mundo na forma mais simples possível, da mesma forma que devemos ser luz em qualquer lugar (Mt 5.14-16). Não importa se temos uma simples vela ou um candelabro de ouro, ambos só têm valor quando proporcionam luz. A manjedoura ensina que mais importante que a forma, é a essência. É mais importante ser do que aparentar ser.

Quando olho para a manjedoura também me lembro que não havia lugar para Ele na hospedaria. E isso faz-me refletir se Cristo têm encontrado lugar em nossas vidas. Será que hoje têm faltado lugar para Ele em nossas vidas como naqueles dias? Portanto, a manjedoura também nos alerta a vigiar, pois somos moradas do Espírito Santo (1 Co 6.19). Percebo que ao olhar para a manjedoura não basta saber que Cristo nasceu, mas sim se ele nasceu em nós. Aprendo que precisamos ser praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes (Tg 1.22, 1 Jo 3.18). Como o próprio Senhor Jesus disse:

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”

MT 7.21 NVI

Publicações Relacionadas

Natal
Edvanei Fernandes

Natal, Um Sinal de Salvação

Será que de fato as pessoas entendem o que é o Natal? A sociedade em geral caminha ano após ano comemorando aquilo que muitos teimam

Leia mais

Outras Publicações

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas aos 144 mil

Quem serão os 144 mil? Serão judeus assinalados na testa como servos do Senhor (Ap7.3,4). Como a nação de Israel é formada por 12 tribos,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais