Menu

O que aprendo com o natal? – Parte 3

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

3ª Lição: Deus também trabalha em silêncio


O Deus que opera sinais e maravilhas no meio dos homens:

É maravilhoso ver o agir de Deus. O Senhor é Deus de milagres e opera de forma extraordinária. Um dos maiores exemplos disso é o ministério de Jesus. Ele fez cegos enxergarem (Mc 10.46-52, Jo 9.6,7), surdos ouvirem (Mc 7.31-37), paralíticos andarem (Mt 9.1-8), leprosos serem purificados (Mt 8.1-4), mortos ressuscitarem (Lc 7.11-17, 8.49-56, Jo 11.38-44) e também tinha poder sobre espíritos malignos (Mc 1.27, Mt 8.28-34). Ele ensinava de tal forma que as multidões ficavam admiradas com a sua autoridade (Mt 7.28,29). Além disso, ainda demonstrou sua autoridade sobre a natureza quando acalmou uma tempestade e quando andou sobre as águas (Mt 8.23-26, 14.22-36). Ele mesmo disse que essas obras serviriam de sinal para que as pessoas cressem que ele era o Filho de Deus (Jo 5.36, 10.36-38, 14.11, 15.22-25).

É lindo ler os evangelhos e ver que o Senhor Jesus operava com poder e autoridade. Aleluia! Nele se cumpria a seguinte profecia de Isaías:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.” 

Is 61.1,2 / Lc 4.18,19 ARC

Multidões de todas as partes eram alcançadas durante o ministério de Jesus. Vinham gente de Jerusalém, da Galiléia, de Decápolis, da Judéia e de muitas outras partes (Mt 4.25, Mc 3.7,8). Certa vez, um leproso que havia sido curado espalhou tanto a notícia de sua cura que Jesus não conseguia mais entrar publicamente nas cidades (Mc 1.45). Em outras ocasiões em regiões de beira-mar havia tanta gente lhe apertando que tinha que se afastar entrando em um barco e de lá ensinava as multidões que ficavam em terra (Lc 5.1-3, Mt 13.1,2). Os seus milagres chamavam tanta atenção que a sua fama se espalhava por toda aquela região (Mt 9.26, Lc 4.14,37). Portanto, repito o que disse no começo: é maravilhoso ver o agir de Deus, pois o Senhor é Deus de milagres e opera de forma extraordinária.


Deus agiu discretamente no nascimento de Jesus, mas mesmo assim de forma poderosa:

O Senhor operava de forma tão maravilhosa em seu ministério que multidões eram atraídas. Porém, o ministério de Jesus começou quando ele tinha 30 anos (Lc 3.23). Antes disso, ele não era publicamente conhecido em Israel. O seu nascimento, por exemplo, não foi um acontecimento notório para as multidões. Pelo contrário, quando chegaram a Belém nem lugar havia para eles na hospedaria (Lc 2.7). Outro fato é que Herodes queria descobrir onde ele estava para matá-lo, mas Deus lhe escondeu isso; pois instruiu os sábios a viajarem por outro caminho (Mt 2.12). Portanto, Deus agiu de forma discreta no nascimento de Jesus.

Isso não significa dizer que Deus não agiu poderosamente. Ora, ainda que discreta, Deus agiu de forma poderosa. Operou o grande milagre da encarnação do Verbo (Jo 1.14) fazendo uma virgem conceber (Mt 1.22,23, Lc 1.34-37); protegeu José, Maria e Jesus das mãos de Herodes (Mt 2.12-15); os instruiu a fugir para o Egito e também lhes disse quando retornar (Mt 2.19,20) e, por fim, os instruiu a irem à Galiléia (Mt 2.22). Ou seja, Deus operou de forma maravilhosa no nascimento de Jesus. Aquilo apenas não era conhecido publicamente.

Isso também não significa dizer que ninguém tomou conhecimento do ocorrido. Significa apenas que não foi um evento para a massa do povo. Pois, os sábios encontraram Jesus (Mt 2.9-11); Deus também o revelou aos pastores de Belém (Lc 2.8-15); Simeão, um homem justo de Jerusalém, foi avisado pelo Espírito Santo (Lc 2.25-35); Ana, uma profetisa viúva o encontrou no templo no dia de sua apresentação (Lc 2.36-38); e até uma multidão de anjos se alegraram com o nascimento de Cristo (Lc 2.13,14).

Hoje nós sabemos os detalhes do nascimento de Cristo porque os lemos na Bíblia. Porém, se fôssemos daquela época, provavelmente não saberíamos de nada. Aprendo, portanto, que Deus também trabalha no silêncio. Deus age de forma poderosa ainda que eu não veja. Por isso, mesmo que a gente não entenda o que está acontecendo, podemos confiar nele.

Parafraseando o que disse no início, aprendo que:

É maravilhoso ver o agir de Deus. Porém, o agir de Deus continua sendo maravilhoso ainda que eu não veja.


Ainda que eu só veja em parte, em Deus confiarei:

Quero aproveitar que estamos falando sobre a confiança em Deus ainda que não vejamos o seu agir para aprender mais uma lição nos acontecimentos relacionados ao nascimento de Jesus. Vocês já imaginaram como foi tudo aquilo para José e Maria? Este casal tem muito a nos ensinar, pois eles decidiram confiar em Deus e se colocaram à disposição do Senhor para que a sua vontade se cumprisse.

José e Maria não sabiam de tudo que iria acontecer, mas creram no Deus que sabe todas as coisas. Eles só conheciam em parte, mas iam tomando conhecimento aos poucos dos fatos ocorridos.

  1. Maria é uma jovem comprometida com José e é avisada por um anjo que dará à luz mesmo sendo virgem (Lc 1.26-38);
  2. José vendo Maria grávida queria desfazer o casamento, mas é avisado que aquele Filho é procedente do Espírito Santo (Mt 1.18-25);
  3. Os sábios vão até Jerusalém buscar informações sobre Jesus. Maria e José não sabiam disso, mas só conhecem os sábios quando estes os encontram (Mt 2.1-12);
  4. Um anjo do Senhor avisa os pastores de Belém que Cristo havia nascido. Além do aviso, esses pastores vêem um exército de anjos louvando a Deus. José e Maria não sabiam do ocorrido. Ficaram sabendo apenas quando os pastores os encontraram e lhes contaram tudo (Lc 2.8-20);
  5. José e Maria não sabiam que Herodes queria matar Jesus, mas Deus avisa José e eles fogem para o Egito (Mt 2.13,14);
  6. No Egito, José e Maria deveriam esperar até que Deus os ordenasse a retornar. E Deus lhes instrui a retornar somente quando Herodes morre (Mt 2.19,20);
  7. Só depois que José ficou sabendo que Arquelau, filho de Herodes, estava reinando na Judéia em lugar de seu pai. Neste momento, avisado por meio de sonhos, foi instruído a ir para a Galiléia (Mt 2.22,23).

Atualmente, usamos diversos aplicativos de navegação e mapas de trânsito para facilitar nossas viagens. Às vezes, mesmo conhecendo o caminho usamos esses aplicativos porque eles têm visão do todo e a gente só de parte. Desta forma, eles conseguem verificar onde há trânsito e nos guiam por caminhos alternativos que sejam mais rápidos. Ora, se confiamos em um aplicativo que tem visão mais ampla do trânsito seria uma vergonha não confiarmos no Deus que conhece todas as coisas. Os aplicativos, apesar de terem uma visão do todo, ainda são limitados. Além de que eles não funcionam se a conexão com a internet falhar. Deus, porém, tem soberania sobre tudo e é alcançado pelas suas orações; até as mais íntimas dos teus pensamentos.

Assim como José e Maria, nós também só conhecemos em parte. E, assim como eles, também devemos confiar no Senhor.

A Bíblia diz:

“Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo, desde agora e para sempre.”

Sl 125.1,2 ARC

Publicações Relacionadas

Natal
Edvanei Fernandes

Natal, Um Sinal de Salvação

Será que de fato as pessoas entendem o que é o Natal? A sociedade em geral caminha ano após ano comemorando aquilo que muitos teimam

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

Jó 38

Sempre fiquei intrigada com a resposta de Deus para Jó. O protagonista da grande aposta celestial, sem entender absolutamente nada do que está acontecendo, só

Leia mais