Menu

Uma benção chamada sinceridade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Uma das mais encantadoras experiências da vida é privar da amizade de uma pessoa sincera. Sinceridade era uma das marcas do caráter do patriarca Abraão. Deus mesmo disto deu testemunho, Gn 20.4-6.

Qual será o verdadeiro motivo da escassez de pessoas sinceras, em nossos dias? Ao formular esta pergunta, recordo as palavras de Rochefoucauld: “A sinceridade é uma abertura do coração. Encontramo-la em muito poucas pessoas, e essa que vulgarmente por aí se vê não passa de uma astuta dissimulação para atrair a confiança alheia“.

O sagrado Ministério do Evangelho exige que dele façam parte pessoas sinceras. Ser desprovido de sinceridade é ser incapaz de exercer as nobres responsabilidades atinentes ao exercício regular do Ministério designado pelo Senhor Jesus.

Mas a sinceridade não deve ser uma virtude exclusiva ou privativa das autoridades eclesiásticas, senão de todo o povo de Deus, tal como ouvimos dos lábios do grande líder e guerreiro Josué: “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade”. Js 24.14.

A sinceridade revela a natureza da pessoa que a possui, a ponto de tornar-se transparente, diante de qualquer situação. Os não-sinceros nunca podem ser devidamente avaliados, visto que oscilam no que dizem e no que fazem, demonstrando uma ridícula fraqueza, uma legítima anemia moral.

Por tal motivo, não se toma muito tempo para identificar o homem sincero, ao passo que se erra bastante quando se lida com a pessoa insincera. Como disse o Marquês de Maricá, “agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos”.

Precisamos de mais sinceridade nos púlpitos, nos hinos, nas orações, nas ações e nas intenções.

Como é lindo recordar a declaração do rei Davi: “Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas” I Cr 29.17.

Quando a demagogia, a hipocrisia e a malícia tomam o lugar da sinceridade, não se pode esperar um verdadeiro sucesso na Obra de Deus. A sinceridade se relaciona intimamente com o estado do coração, de sorte que ela permeia toda a integridade que se aloja dentro do ser humano. Jó declarou: “As minhas palavras declaram a integridade do meu coração, e os meus lábios falam com sinceridade o que sabem”. Jó 33.3.

  Na teologia paulina aprendemos que a sinceridade se contrapõe à malícia, assim como a verdade à corrupção, “Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade”. I Co 5.8.

É repulsivo ouvir uma declaração de um líder, quando não é sincera. É abominável seguir alguém que estabelece sua liderança sobre os escombros da falsidade, vindo a tornar-se um falsificador da Palavra de Deus, II Co 2.17. Amemos a verdade – e pratiquemos a sinceridade. Essa é a grande meta da vida cristã, proposta pelo apóstolo, Fp 2.15. 

Para atingi-la, é preciso determinação. É mister perseverança. Requer paciência e firmeza, mas é possível obtê-la. O único que precisamos considerar é que ser sincero é muito mais do que parecer sincero. Como escreveu André Gide, “não se pode, ao mesmo tempo, ser sincero e parecê-lo“.

Que Deus nos conceda um grandioso e genuino Avivamento, com maravilhosos ventos de poder que se façam acompanhar de bênçãos múltiplas. Dentre elas, não nos falte uma bênção chamada sinceridade.

Texto original disponível em http://prgeziel.blogspot.com/2009/02/

Publicações Relacionadas

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Esforço e Sacrifício

Tenho encontrado muitas pessoas, muitas mesmo, que estão fazendo alguma coisinha para Jesus e chamam isto de sacrifício. Penso que deveríamos ser mais honestos, mais

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Seis tipos de Igrejas

Que se saiba, antes de Mateus 16.16-18 ninguém pensou em estabelecer uma Igreja. Após o Dia de Pentecoste, muitos têm fundado a sua. Alguns têm,

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Samuel Martins

O que vem após a bênção?

Vivemos pedindo bênçãos a Deus. Elas podem ser materiais, emocionais, espirituais etc. Mas você já tirou um tempo para refletir sobre o que vem após

Leia mais
Our Faith
Anna Luiza Alves

Prayer and Resolutions for the Year

Even in popular knowledge, and cross culturally, humans find making plans an especially important part of life. Defining goals is key to any type of planning and as the beginning of the year is the time where most of us get reflective on what we are going to do, it is nice to have some type of help in it. Last week, we saw an excerpt that showed us a great way to ask God to guide us in defining our goals for a new year if we want them to be effective and blessed.

Leia mais