Menu

O QUE A ATENÇÃO DE DEUS NOS PROPORCIONA? A libertação do jugo de Satanás

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Agora, preste atenção ao seguinte texto que fala acerca do olhar de Deus atento ao sofrimento de Seu povo e pronto a libertá-lo da opressão egípcia.

E aconteceu, depois de muitos destes dias, morrendo o rei do Egito, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó; e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu- os Deus.

Êxodo 2.23-25

Os israelitas estavam no Egito desde a época de José, quando houve uma grande fome na terra e os descendentes de Jacó se fixaram lá, a fim de sobreviver à escassez que se abateu sobre todas as outras nações (ver Gênesis 30—49). Deus já havia revelado a Abraão que os descendentes deste peregrinariam numa terra que não era a deles durante 400 anos e que as últimas gerações seriam escravizadas, mas seriam libertas por Ele, sairiam com grandes riquezas e retornariam a Canaã (ver Gênesis 15.13-16).

No episódio narrado em Êxodo 2, após 430 anos de Israel no Egito, vemos que, quando o clamor dos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó se tornou mais intenso, Deus se manifestou a eles, enviando Moisés de volta ao Egito, para libertar os hebreus e conduzi-los à Terra Prometida.

Mais uma vez na narrativa bíblica há vários elementos que apontam para nossa situação aflitiva nos desertos deste mundo, para o plano divino de redimir e salvar a humanidade e para Cristo, como o Libertador de toda a humanidade.

O faraó representa o diabo, que, por meio da nossa aquiescência ao pecado, cega nosso entendimento quanto à liberdade em Cristo e aos projetos de Deus para nós, subjugando-nos à escravidão e fazendo-nos amargar a vida. O Egito simboliza o mundo, o sistema desigual e maligno comandado por Satanás.

Os israelitas representam aqueles que foram destinados à salvação, mas ainda estão vivendo como escravos numa terra que não é a sua. Moisés representa Jesus, o nosso Libertador e o Mediador da nova e eterna aliança, que nos assegura paz, segurança, liberdade e vida abundante numa terra abençoada, onde manam leite e mel. O deserto a ser transposto do Egito até Canaã representa nossa vida recém-liberta do pecado rumo ao céu.

Tendo em vista esses elementos simbólicos, concluímos que aqueles que estão em Cristo já foram libertos da escravidão do pecado e do sistema mundano quando entenderam o plano de salvação, arrependeram-se de seus pecados, clamaram ao Senhor por libertação e aceitaram Jesus como seu Libertador e novo Senhor. Mas ainda lhes resta um deserto a atravessar rumo à cidade celestial, cujo artífice e construtor é Deus (Hebreus 11.10).

Não é à toa que, em Apocalipse 15.3, quando a trombeta soar anunciando a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja, os remidos que ainda estiverem vivendo na terra e forem vitoriosos sobre a Grande Tribulação, durante o governo do Anticristo, entoarão o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro (ver Êxodo 15.21), louvando ao Senhor pela grande vitória dele sobre o inimigo.

Sabe o que isto também nos ensina? Entre outras coisas, que, em meio a uma situação terrível que pessoas possam estar enfrentando, o Senhor está atento até aos gemidos inexprimíveis em palavras daquelas que estão clamando a Ele por libertação do jugo do pecado e do inferno, e que Ele tem todo o poder para libertar, remir e salvá-las a qualquer momento que julgue conveniente.

Sabe por quê? Porque Deus ama o ser que Ele criou à Sua imagem e semelhança. Porque o inferno, onde será lançado o diabo e todos os demônios, não foi criado para o homem. Porque, para libertar a humanidade do jugo pesado do diabo e livrá-la da condenação eterna, Deus enviou Seu próprio Filho para morrer em nosso lugar na cruz, a fim de que o nosso pecado fosse perdoado, a nossa culpa fosse expiada, o jugo de Satanás sobre nós fosse quebrado, e fôssemos reconciliados com o Pai, passando a desfrutar de toda a sorte de bênçãos espirituais em Cristo, podendo viver como reis e sacerdotes num Reino eterno de justiça, paz, alegria, amor, vida abundante; sem doenças, enfermidades, tristeza, pecado.

Você já parou para pensar na amplitude da obra de Cristo para resgatá-lo do reino das trevas para Seu Reino de amor? Você já entregou o controle da sua vida a Cristo? Até aqui nós nos esforçamos para conscientizá-lo do quanto é importante você atrair a atenção de Deus para você, e tornar-se um servo fiel e amigo do Senhor.

Agora, convido-o(a) a passarmos para a próxima fase, na qual trataremos dos insondáveis propósitos de Deus para sua vida.

Fique atento(a) às próximas postagens!

Deus o abençoe!

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS? – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Uma bênção chamada dedicação

Existem palavras que por si só dizem muito. Uma delas é dedicação. No exercício diuturno da vida cristã dedicação pode significar uma enorme diferença, se

Leia mais
Inauguração Fábrica EBD
Adriana Goulart

A Importância de dar Crédito ao Autor

Esse é um assunto que precisa da nossa atenção. Enquanto professores, investigamos, pesquisamos, lemos muito para que possamos reunir informações e construir o conhecimento que queremos levar aos nossos alunos. No entanto, pouco de nós damos crédito aos autores que nos ajudaram na construção de nosso repertório. Vamos falar sobre isso?

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais