Menu

Estabeleça limites

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Seu namoro é semelhante a uma carreta que corre ladeira abaixo sem freios?

Infelizmente, esta é uma característica de nossa geração: não há limites. Então, a onda é ser livre, a moda é andar na contramão, é romper as regras e ir aos extremos.

Mas, para quem quer ser feliz, a história tem de ser diferente.

Hoje, os rapazes e as moças querem independência, eles não têm horário para chegar em casa, não querem a supervisão dos pais no namoro e querem fazer o que “dá na telha”.

Se você que está lendo este livro quer ter a bênção de Deus em seu namoro, estabeleça limites.

Uma empresa colocou um anúncio no jornal à procura de motorista de caminhão. No dia seguinte, apareceram cinco candidatos ao cargo. A entrevista aconteceria individualmente, e um por um ia sendo chamado pelo patrão.

Dentre as várias perguntas feitas, a que realmente interessava ao chefe foi a seguinte:

— Se você estiver dirigindo em uma estrada cercada de ladeiras e precipícios, qual a distância mínima que você consegue passar pela ribanceira sem que o caminhão caia?

O primeiro candidato pensou por um instante e, tentando impressionar o patrão, respondeu:

— Dois metros.

Um após o outro tentou conquistar a confiança do entrevistador. O segundo disse um metro e meio, o terceiro disse um metro, o quarto disse meio metro. Com exceção do último, que queria mostrar mais prudência, quando perguntado, respondeu:

— Meu senhor, se eu estiver dirigindo um caminhão em estrada de ribanceiras, passarei o mais longe que puder para que o caminhão não caia.

Sabe quem ganhou a vaga? O mais prudente. O dono da empresa não iria colocar alguém que estivesse disposto a aventurar-se e dirigisse feito um louco.

Que tipo de pessoa você é? A que anda sempre bem perto do perigo ou a prudente que se afasta do perigo?

“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.”

(Provérbios 27:12 NVI)

Aqui vão alguns conselhos que serão úteis:

•Vá à casa da moça só uma vez só por semana. Existem rapazes que não saem da casa da namorada e estão dando uma canseira nos pais. Estabeleça um dia na semana em concordância com os pais, e que eles estejam em casa nesse dia. Ponto final.

• Tenha horário de chegar em casa. Não aceite ficar namorando até a hora que quiser. Isso pode trazer-lhe problemas.

• Namore na igreja, na frente dos irmãos, dos pastores, dos amigos… Assim você se poupa de ser tentado a fazer alguma coisa errada.

•A moça nunca deve assentar-se no colo do rapaz. O rapaz também não deve permitir que a moça faça isso. Prudência nunca é demais.

Estabeleça limites e ande de acordo com eles. Não ceda, mesmo se o outro quiser ceder.

Ore: “Hoje, senhor, eu tomo uma decisão em minha vida. Não viverei sem limites. Sei que tu usas os limites para ensinar-me a viver uma vida equilibrada e abençoada. Em nome de Jesus. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Aprovado em Cristo

O versículo 10 do capítulo dezesseis da Epístola de Paulo aos Romanos menciona dois nomes de cristãos, cuja biografia é totalmente desconhecida, à luz do

Leia mais
Devocional
Juliana de Souza Araujo

Há um lugar à mesa para você!

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Salmo 40:1 (ARA) Eu sou pobre e necessitado, porém

Leia mais
InterBible
Débora Souza

A Palavra de Deus

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir

Leia mais